29/04

BOMBA! PF deflagra operação contra desvio de recursos da Saúde e Educação em São Bernardo Maranhão

Um suposto desvio de recursos públicos é alvo de operação da Polícia Federal no dia de ontem terça-feira (12) no município de São Bernardo. Denominada, ‘Operação mustache’ foi deflagrada com o objetivo de combater desvio de recursos públicos federais destinados a Saúde e Educação na gestão João Igor.

Além de São Bernardo a ação policial ocorreu nas prefeituras de Paço do Lumiar, Tutóia , Magalhães de Almeida e em outras cidades do Piauí. A gestão de João Igor, juntamente com outras Prefeituras do Maranhão e do Piauí, usou o endereço de uma barbearia de Teresina (PI) para fraudar licitações.

O objetivo desta ação é interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados da Saúde e Educação.

A investigação, fruto de denúncias da Controladoria-Geral da União, apontou indícios de irregularidades na atuação da empresaVE Rocha Ferreira em licitações de várias cidades nos dois estados.

A empresa não pertenceria ao titular, cadastrado em programas sociais do governo, cuja esposa teria recebido Auxílio Emergencial durante a pandemia.

O real operador da empresa seria servidor público da Assembleia Legislativa do Piauí. No endereço em que funcionaria a firma, está instalada uma barbearia (daí o nome da operação) AVE Rocha Ferreira atuaria em conluio com as empresas Mauricio e Luana Ltda. e Nogueira Alencar Ltda., participando concomitantemente de licitações nestes municípios.

Segundo informações, as investigações iniciaram a partir de levantamentos realizados pela CGU (Controladoria-Geral da União), em 2020, referentes ao acompanhamento de contratações destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Piauí. Após as análises de algumas contratações, identificou-se a participação de uma empresa suspeita de pertencer a um “laranja”.

Texto: Paulo Silva

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também :