Neste último fim de semana, a cidade de Lago dos Rodrigues, no Médio-Mearim do estado, passou pelas duas convenções políticas que definiram as candidaturas do município, tratando-se da tentativa de reeleição do atual prefeito Valdemar da Serraria (MDB-PT), contra o grupo do opositor Didi Moita (PSB-Avante).
Didi Moita realizou a sua convenção no sábado (27), junto com seu vice, Romário do Médio, e o presidente da câmara, Zezin Muído, que disputará a reeleição, além de mais nove fortes nomes que disputarão as nove cadeiras do legislativo municipal, todos pelo PSB.
Estiveram presentes na convenção do PSB e declararam apoio à candidatura de Didi Moita várias lideranças políticas municipais, como o ex-prefeito Edijacir Leite, os ex-vice-prefeitos Antônio do Nena, Chiquinho Ramos e Loro Moita, os ex-vereadores João Fidelis, Antônio Luís, Edison Sabino, Josélio Paz, Eltone Martins, Mariinha, e a mãe amiga Terezinha Rolim.
O ex-prefeito Nazareno Pimentel não pôde estar presente por conta de agenda fora do estado, mas mandou um forte abraço e disse estar pronto e preparado para entrar na campanha ombreado com Didi Moita.
Também estiveram presentes o maior líder político do Médio Mearim, o ex-deputado Carlinho Florêncio, acompanhado do seu filho, o jovem e atuante deputado Florêncio Neto. Também esteve presente o assessor direto do governador Carlos Brandão, o jovem promissor Samuel Jorge.
Arrojada, a equipe de Didi Moita apostou na convenção em um espaço aberto e bem amplo, que teve uma enorme adesão do público rodriguense, algo nunca visto na história da cidade, de uma oposição apresentar tanta força popular.
Isso também agradou aos olhos do Palácio dos Leões, sede do governo estadual liderado pelo governador Carlos Brandão, presidente estadual do PSB, que vê com bons olhos a eleição de Didi para Lago dos Rodrigues, possibilitando uma parceria entre o governo e o município.
No outro dia, o desafio de Valdemar da Serraria de fazer uma convenção partidária maior que a de Didi já era impossível. Marcado para as 8:00 da manhã, o ato inicial já começou perdedor, observando-se o tamanho do local escolhido pelo prefeito, uma pequena quadra de esporte que não comportava nem a metade do público presente no evento de Didi Moita na noite anterior.
O blog recebeu com exclusividade fotos que mostravam o prefeito mandando ônibus escolares – de uso público – para buscar “apoiadores”, chegando a buscar pessoas até de outro município, como Lago do Junco.
Por volta das 10:00 ainda eram feitos muitos telefonemas na tentativa de convocar quem fosse possível para a convenção, principalmente os funcionários contratados.
Com a presença do vice-governador Felipe Camarão e do presidente estadual do PT, Francimar Melo. Mesmo com toda a astúcia e simpatia de Camarão, não foi possível animar o público presente na convenção PT-MDB, pois as pessoas presentes pareciam estar mais ansiosas pelo churrasco e a cerveja liberada após o evento, como assim tinha sido prometido pelos aliados do prefeito.
Também esteve presente na convenção de Serraria o ex-prefeito de Lago do Junco, Haroldo Leda, e sua caravana de aliados da cidade vizinha. O ex-deputado Hildo Rocha também esteve presente, mas não pôde prometer nada, pois quem não tem mandato só consegue ajudar com palavras de incentivo mesmo.
O blog não conseguiu registrar falas de Valdemar em sua convenção, nem em suas redes sociais foram publicadas falas do prefeito, aparentemente desconfortável com o evento do oposicionista. Valdemar da Serraria parece ter percebido “de vez” que a chance de ele sair da cadeira da prefeitura é totalmente real.