Ao optar pela Promotora de Justiça Maria da Graça Peres Soares Amorim para a vaga de Desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão nesta terça-feira (7), Carlos Brandão (PSB) se tornou o primeiro Governador a nomear uma mulher maranhense como desembargadora pelo Quinto Constitucional.
A decisão reforça a política do chefe do Executivo de incluir mulheres em cargos de destaque no Maranhão, a exemplo de seu apoio à eleição da deputada Iracema Vale para a Presidência da Assembleia Legislativa e da escolha de Flávia Gonzalez para o Tribunal de Contas do Estado, sendo ambas pioneiras em seus cargos.
A chegada de Graça Amorim ao TJMA foi precedida da ascensão de mulheres ao topo das funções públicas do Estado Maranhão após Carlos Brandão se tornar governador.
Em fevereiro de 2023, a deputada estadual Iracema Vale (PSB) foi eleita presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, se tornando a primeira mulher a comandar o Legislativo maranhense em 187 anos fundação da Casa.
Um ano após, em janeiro de 2024, Flávia Gonzalez foi a primeira mulher a exercer o cargo de conselheira em 77 anos de existência do Tribunal de Contas de Estado do Maranhão.
E, agora, após 210 anos de fundação do Tribunal de Justiça do Maranhão, Maria da Graça Peres Soares Amorim, se torna a primeira mulher pela via do chamado “Quinto Constitucional” a se tornar togada.