Com o fechamento da janela partidária, os candidatos a vereador em São Luís, assim como em todo o Brasil, se veem diante de um desafio significativo: a busca pela eleição (ou reeleição) em outubro de 2024.
As 31 cadeiras do maior parlamento do estado terão na disputa: PSB, PSD, PT/PV/PC do B, União Brasil, PRD, Republicanos, PP, Podemos, PL, MDB, Avante, DC, PSDB/Cidadania, PDT e Novo.
O blog fará sua conjectura dos prováveis candidatos eleitos, baseado em análises pessoais do autor, sem qualquer embasamento científico. Confira abaixo:
PSB – 6 a 7 eleitos
É o partido que mais deverá eleger candidatos, sendo da base do governador Carlos Brandão e do candidato a prefeito Duarte Jr. Veja os prováveis eleitos em ordem de votos:
- Paulo Victor
- Nato Jr.
- Octávio Soeiro
- Concita Pinto
- Ribeiro Neto
- Pavão Filho
- Marcial Lima / Silvana Noely / Marcelo Poeta
- Álvaro Pires/Umbelino Jr./Marlon Botão
PSD – 5 eleitos
Partido da base do prefeito Eduardo Braide, deverá ser a nominata que mais elegerá novos vereadores para a Câmara Municipal de São Luís. Veja os prováveis eleitos em ordem de votos:
- Clara Gomes
- Daniel Oliveira
- Chaguinhas
- Joel Nunes
- Marcos Castro
- Severino Sales
- Armando Costa
- Karla Sarney
PT/PV/PCdoB – 2 a 3 eleitos
A federação partidária, aprovada pelo TSE desde 2022, vem para sua primeira eleição municipal como consórcio e buscará até três vagas. Veja os prováveis eleitos em ordem de votos:
- Astro de Ogum
- Fátima Araújo
- Andrey Monteiro/Coletivo Nós
União Brasil – 2 eleitos
Com a liderança do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, o partido deverá eleger no máximo dois vereadores. Veja os prováveis eleitos em ordem de votos:
- Marquinhos
- Ricardo Diniz
- Joabson Jr.
PRD – 2 a 3 eleitos
O novo partido que é fruto da fusão entre o Patriotas e o PTB, a nominata elegerá dois candidatos, sendo um deles o presidente municipal do partido, Thyago Freitas. Veja os prováveis eleitos em ordem de votos:
- Thyago Freitas
- Zeca Medeiros
- Rommeo Amim/Anderson Martins/Genival Alves
Republicanos – 2 eleitos
Liderado pelo deputado federal Aluísio Mendes, o partido firmou aliança com a gestão Braide, o que pode garantir até 2 eleitos na sigla. Veja os prováveis eleitos em ordem de votos:
- Rosana da Saúde
- Dr. Gutemberg
- Estevão Aragão
- Liviomar Macatrão
PP – 1 a 2 eleitos
O PP pegou uma debandada de candidatos do MDB, que pularam de última hora, após ver o partido ir para a base de apoio do prefeito Eduardo Braide. Veja os prováveis eleitos em ordem de votos:
- Edson Gaguinho
- André Campos
- Antônio Garcez
PODEMOS – 1 a 2 eleitos
Com a liderança do deputado federal Fábio Macedo, a nominata irá investir alto para eleger pelo menos dois candidatos, o filho de Fábio Macedo e o irmão de Natércia Jr. de São José de Ribamar. Veja os prováveis eleitos em ordem de votos:
- Raimundo Jr.
- Fábio Macêdo Jr.
PL – 1 a 2 eleitos
O partido do ex-presidente Bolsonaro, a nominata não parece muito se importar com a questão ideológica e irá se juntar a candidatura de Duarte Jr. (PSB). Veja os prováveis eleitos em ordem de votos:
- Aldir Jr.
- Flávia Berthier
- Julio Reis
MDB – 1 eleito
Partido que pulou para a base do prefeito Eduardo Braide de última hora, presidido pelo deputado federal Cléber, deve eleger apenas um candidatos de sua legenda. Veja os prováveis eleitos em ordem de votos:
- Cléber Verde Filho
Avante – 1 eleito
Partido liderado pelo vereador Beto Castro, a legenda deverá eleger apenas 1, sendo o próprio Beto.
- Beto Castro
DC – 0 a 1 eleito
Caso o vereador Domingos Paz permanece no mandato, ele é a única esperança de eleger um candidato pela nominata, contudo, caso seja cassado em um possível processo de quebra de decoro do mandato, fica muito difícil do partido eleger um.
PSDB/Cidadania: 0 a 1 eleito
Liderado – de última hora – pelo vereador decano Chico Carvalho, a federação promete eleger apenas um candidato, com o partido esvaziado para o PSB, a legenda precisará correr para garantir sua vaga.
- Chico Carvalho
PDT: 0 a 1 eleito
Partido esvaziado que sobrou somente como grande nome político o atual vereador Raimundo Penha.
- Raimundo Penha
Novo – 0 eleitos
Embora possa brigar por uma sobra, o partido não tem candidato com possibilidade de chegar aos 20% da cláusula de barreira…
A análise feita por este blog não tem base científica, é apenas um prognóstico da situação eleitoral de São Luís.