O advogado-empresário Flávio Costa retirou seu nome da lista sêxtupla para a vaga de desembargador destinada à advocacia maranhense em aberto no Tribunal de Justiça do Maranhão. Por conta de questionamentos em relação à sua indicação, a escolha está paralisada desde o ano passado e, agora, deve ter prosseguimento.
O Marrapá foi o primeiro portal a afirmar, em março de 2023, que as pretensões do governador Carlos Brandão (PSB) em ter seu ex-auxiliar de campanha no TJ maranhense encontrariam resistências difíceis de serem vencidas.
Requisitos constitucionais embarreiraram a candidatura de Costa assim que seu nome chegou ao pleno do Tribunal presidido pelo desembargador Paulo Velten.
Assim que comunicada formalmente da desistência, a OAB Maranhão terá de indicar um nome substituto para, então, devolver a lista ao TJMA.
Este, após avaliar o cumprimento dos requisitos constitucionais dos seis nomes, enviará três dos postulantes ao conhecimento do governador do estado, responsável pela decisão final.
Com a iminência da aposentadoria de Washington “Macaxeira” Oliveira, o nome de Flávio Costa chegou a ser ventilado para tomar assento no Tribunal de Contas do Estado. Ocorre que há uma dezena de outros nomes com maior influência política de olho na vaga