Em meio ao debate sobre a falta de ciclovias em grandes avenidas de São Luís – que voltou à tona após o atropelamento de morte de mais um ciclista na capital maranhense -, chama atenção o fato de que nem mesmo as novas obras do chamado “Trânsito Livre” contemplem espaços específicos para o tráfego de bicicletas.
Esse fato, por sinal, motivou diversas críticas à gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD) nas redes sociais.
Ocorre que, da forma como foi apresentado para a população pela Prefeitura, o projeto de mobilidade urbana deveria ter inclusas ciclovias, ou ciclofaixas.
Pelo menos é o que mostra uma maquete digital que foi divulgada pelo perfil da gestão municipal no dia 6 de agosto de 2022 – dias após o anúncio da primeira obra do “Trânsito Livre”, no retorno do Caolho.
No projeto anunciado havia várias marcações em vermelho, indicando a existência (ou a intenção de construção) de uma ciclovia/ciclofaixa – que simplesmente “sumiu” quando da finalização da obra.
Alvo de pesadas críticas na ocasião, a gestão Braide acabou não incluindo mais as faixas exclusivas para ciclistas nem nos projetos, nem nas obras seguintes.