Durante solenidade realizada nesta quarta-feira (16), no Centro de Convenções de Imperatriz, o governador Flávio Dino empossou a nova reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, e a nova vice-reitora, Lilian Castelo Branco. A cerimônia comemorou, ainda, as mais de mil vagas disponibilizadas desde a criação da universidade.
Participaram do ato professores universitários, acadêmicos da UemaSul, estudantes da rede pública de ensino da região, além de lideranças políticas locais, prefeitos de cidades da Região e parlamentares, como os deputados estaduais Antônio Pereira, Marco Aurélio e Rildo Amaral.
Na ocasião, por deliberação da 25ª reunião do Conselho Universitário (Consun), foi entregue ao governador Flávio Dino o título Doutor Honoris Causa, honraria de maior destaque concedida por uma instituição de ensino a personalidades que tenham se destacado por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. Durante o evento, o governador também recebeu o primeiro estatuto da UEMASUL.
“A UEMASUL é uma grande inovação para a Região Tocantina, porque representou autonomia, capacidade de criação de mais vagas, mais cursos, portanto, mais oportunidades para a juventude de toda a Região Tocantina, especialmente, da cidade de Imperatriz. Nós estamos vendo a consolidação desta universidade com a estruturação de novos prédios, novos equipamentos e, claro, essa visão de que a universidade deve se expandir para outras cidades. Tenho certeza que esse processo que foi inaugurado na gestão anterior, sob liderança da professora Elizabeth, vai prosseguir nessa nova gestão”, afirmou o governador Flávio Dino.
As professoras Luciléa e Lílian foram as primeiras colocadas das três chapas escolhidas pela comunidade acadêmica, e nomeadas pelo governador Flávio Dino ainda em 2021.
“Um sentimento muito bom, esse é um momento simbólico de posse do reitorado. A eleição foi em outubro, fomos nomeadas e já estamos trabalhando. Esse momento é festivo em agradecimento ao governador por criar, implantar e fazer esta universidade funcionar da forma mais plena possível”, disse a nova reitora, Luciléa Gonçalves.
Mais de mil vagas criadas
Com a criação da UEMASUL, o ensino superior estadual foi descentralizado e abriu novas perspectivas para, aproximadamente, 22 municípios da região e áreas adjacentes. Desde 2019, já foram criadas 1.040 vagas nos cursos de Engenharia Agronômica, Letras e Ciências Naturais no Campus Estreito; Direito e pedagogia no Campus Açailândia; e Medicina no Campus de Imperatriz; e nas unidades avançadas em outras cidades.
Deste total, 800 vagas foram disponibilizadas para o Programa de Formação de Professores – Caminhos do Sertão, em unidades avançadas em cidades pequenas. O programa está, inclusive, com inscrições abertas até 21 de março de 2022. Acesse o Edital 004/2022 com todas as informações por meio do link: [url=https://bit.ly/3qfcdDP]https://bit.ly/3qfcdDP[/url]
UEMASUL
Criada no dia 3 de novembro de 2016, por meio da lei nº 10.525/16, assinada pelo governador Flávio Dino, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) tem sido destaque no cenário estadual por seu franco desenvolvimento institucional, que envolve significativa ampliação de infraestrutura, oferta de cursos e vagas nos campi de Imperatriz, Açailândia e Estreito.
No Campus Imperatriz, houve a aquisição de um novo prédio para o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e entrega do novo Centro de Ciências Agrárias (CCA), ampliando a estrutura física da universidade. Em 2020 passou a funcionar o curso de Medicina em Imperatriz e este ano foi criado o curso de Direito em Açailândia.
Atualmente, são oferecidos 23 cursos de graduação, 35% a mais do era ofertado em 2017 quando a instituição foi criada. Atualmente, são mais de 2.500 estudantes matriculados nos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz.
Além dos cursos de graduação, a universidade avançou na oferta de cursos de pós-graduação. A instituição possui o Programa de Pós-Graduação em Letras, sete cursos de especialização em diferentes áreas, e um Doutorado Interinstitucional.