O presidente estadual do PL, deputado federal Josimar de Maranhãozinho, mudou de planos sobre as eleições de 2024 em seu principal reduto eleitoral: a cidade de Zé Doca.
O parlamentar estava projetando colocar o seu primogênito Josimar Júnior, estudante de medicina que completará 21 anos em dezembro deste ano, como candidato a prefeito para substituir a prefeita reeleita Josinha Cunha que é irmã do deputado.
Contudo, Maranhãozinho decidiu – por enquanto – deixar o filho fora das disputas eleitorais, se dedicando apenas aos estudos. E, como segundo plano, irá usar a sobrinha, “Flavinha Cunha” (foto), para suceder a tia no comando do Executivo municipal.
A agora pré-candidata a prefeitura zé-doquense é filha do agricultor Aldemir Cunha Rodrigues, um dos irmãos de Maranhãozinho. É, portanto, irmã da deputada estadual Fabiana Vilar Rodrigues.
E no intuito de emplacar mais um membro da família em cargo público, Josimar já começou a colocar o plano em prática. Botou toda a estrutura administrativa municipal para atuar em favor da sobrinha, como funcionários municipais, vereadores da base e afins.
– Tudo em família
Optar por eleger familiares é uma marca registrada de Josimar. No município de Maranhãozinho, por exemplo, a prefeita é Deusinha, irmã da sua esposa, a deputada federal Detinha.
Além da sobrinha – Fabiana Vilar – eleita deputada estadual nas eleições de 2022, ele também possui o sobrinho, Aldir Júnior, como vereador de São Luís.
– Críticas e sátira
Assim que o nome de “Flavinha Cunha” foi anunciado por Josimar via redes sociais, moradores de Zé Doca teceram diversas críticas por meio das redes sociais.
De forma irônica, um internauta fez o seguinte comentário: “vocês só servem para bater palmas, carregar bandeiras e dizer sim senhor”.
Outro escreveu da seguinte forma: “a nossa sorte é que a família do Josimar lá no Ceará é pequena, se não, até os vereadores ele trazia de lá”.
– Traição ao ex-prefeito Natin
Muitos políticos aliados a Maranhãozinho em Zé Doca nutriam a esperança de que seriam escolhidos como o candidato oficial da máquina pública.
Um dos que criou essa expectativa foi o ex-prefeito Natin, que fez um acordo com Josimar acertando que a sua esposa, “Dona Ana” seria vice e sucessora no final do segundo mandato da prefeita Josinha.