SÃO LUÍS, 6 de março de 2024 – A construção do viaduto anunciado no fim de semana pelo prefeito Eduardo Braide (PSD), na Avenida Guajajaras com ligação a BR-135, em São Luís, se destaca pelo alto custo da obra, totalizando R$ 32,9 milhões, o que representa um valor maior do que o investido em viadutos similares em outras partes do Brasil.
Comparação
Apesar de melhorar a fluidez na entrada da capital maranhense, a comparação com projetos de outras capitais revela uma disparidade significativa nos custos.
Um exemplo é o elevado na BR-343, próximo ao Mercado do Peixe, em Teresina (PI), que beneficia 33 mil motoristas que transitam pelo local diariamente e teve um orçamento total de R$ 23 milhões, entregue em agosto do ano passado. Uma diferença de R$ 9 milhões em relação ao equipamento que será construído em solo ludovicense. Saiba mais aqui.
Outro caso é a construção de dois novos viadutos que vai melhorar a mobilidade na região metropolitana de Belém. Os equipamentos que estão sendo construídos na rodovia BR-316 com a Alça Viária e com a avenida Independência, custarão no total R$ 33.797.389,45, quase o mesmo valor que a gestão ludovicense vai pagar por apenas um. Leia mais aqui.
Custo da omissão
O blog do Isaias Rocha teve acesso ao cronograma físico detalhando o custo entre 30 a 360 dias com a obra. O valor total é de R$ 33.276.670,85. Ou seja, são R$ 326.384,39 a mais que os R$ 32.950.286,46 revelados no contrato que foi publicado na edição desta quarta-feira, 6, do Diário Oficial do Município (DOM). A empresa Edeconsil será a executora da obra.