Um levantamento do site Folha do Maranhão no Portal de Transparência da Prefeitura de São Luís, mostra que os cachês pagos nos shows da banda Chicabana e da dupla Maiara e Maraísa ainda não foram devolvidos.
Os shows estavam previstos para acontecer no Cidade do Carnaval, evento carnavalesco realizado pela gestão de Eduardo Braide à frente da Prefeitura de São Luís.
Ainda de acordo com o levantamento, o show da Banda Chicabana, que estava previsto para acontecer no dia 20 de janeiro, na abertura do carnaval de São Luís, custou R$ 300 mil.
A banda não se apresentou devido a problemas logísticos, atribuídos a um atraso de voo da companhia aérea Latam. O contrato com a banda foi fechado no dia 18 de janeiro, onde, no dia 19, foi realizada a liquidação do contrato junto com a elaboração da nota fiscal.
O pagamento ocorreu somente no dia 22, ou seja, dois dias após a data prevista da apresentação que não aconteceu.Até o momento, 40 dias depois, no Portal de Transparência, ainda não consta nenhum documento que comprove a remarcação da data do show ou a devolução do dinheiro pago pela Prefeitura de São Luís.
Além da banda Chicabana, a Prefeitura de São Luís também pagou pelo show da dupla Maiara e Maraísa, que não se apresentou no carnaval da capital. Previsto para acontecer na segunda-feira, 12 de fevereiro, as cantoras não se apresentaram devido a uma forte chuva que caiu em São Luís, comprometendo parte da estrutura do Cidade do Carnaval.
Como a Folha do Maranhão já havia revelado, o show da dupla custou R$ 590 mil, mas até o momento o Portal de Transparência não apresenta qualquer informação sobre a devolução do dinheiro.
De acordo com o Portal de Transparência de São Luís, o contrato do show, a emissão da nota fiscal e a liquidação do valor aconteceram na mesma data, 9 de fevereiro. Porém, 20 dias depois, o site não mostra se houve pagamento, muito menos a devolução do valor.
A Folha do Maranhão buscou respostas da Prefeitura de São Luís junto à SECOM, porém não tivemos retorno.